Como arrumar o Windows quando ele começa a travar

 

Se o computador trava sem motivo aparente, um usuário destreinado simplesmente espera ele voltar a responder ou o reinicia. Isso resolve o problema momentaneamente, porém a tendência é que ele volte a acontecer. Em muitos casos não é preciso formatar o computador, às vezes basta desinstalar um programa ou fazer uma varredura com o antivírus para acabar com o incômodo.

O começo da investigação: software

 

O que você deve fazer quando seu PC travar pela primeira vez é pensar em quais as últimas alterações realizadas que poderiam ter causado o problema. Os exemplos mais comuns são: instalação de um programa, download de anexo, visita a uma página suspeita, troca de componentes do hardware e atualização de um software.

Pesquise

Antes de seguir para as dicas adiante, tente voltar seu sistema para um ponto de restauração anterior ao início da lentidão em seu computador. Se o problema não for resolvido, talvez seja interessante realizar o backup de arquivos importantes.

Programas sugeridos:

  • Comodo Time Machine - Ponto de restauração

  • Cobian Backup - Backup

Memória RAM: não tenha medo de usar Ctrl + Alt + Del

Ao notar que seu computador está lento, pressione a combinação de teclas mais famosa do mundo: Ctrl + Alt + Del (ou o atalho alternativo, Ctrl + Shift + Esc). O Gerenciador de tarefas do Windows será aberto já exibindo a aba “Processos”. Tanto nela quanto na aba “Aplicativos” é possível identificar qual programa não está respondendo, bem como visualizar a porcentagem de uso do CPU, ver o quanto de memória RAM está sendo usado e quais programas mais a consomem.

Pentes

No caso de um software ter parado de responder, basta selecioná-lo e usar a opção “Finalizar processo” (ou “Finalizar Tarefa”) – não se preocupe, você não estragará seu PC fazendo isso, muito pelo contrário! Por outro lado, caso o uso de CPU esteja acima de 80%, procure o processo que estiver usando a maior quantidade de memória e o finalize para, provavelmente, resolver o problema.

Disco rígido cheio

Uma razão comum para a lentidão de um computador é o excesso de arquivos no HD. Ou seja, você baixou arquivos demais, lotou todo o espaço do disco rígido e agora seu computador está sofrendo para realizar as tarefas mais simples.

Imagine o seguinte: você anda mais rápido com as mãos livres ou carregando outra pessoa nas costas? Para resolver a lentidão, faça backup de seus arquivos para liberar espaço, ou então, tente desfragmentar o HD para amenizar o problema.

 


 

 

Por armazenar quase todas as informações, o disco rígido é parte vital de seu computador, logo merece cuidados. Laércio Vasconcelos, autor dos livros "Hardware na Prática" e "Manutenção de Micros na Prática" dá as dicas para aumentar a vida útil do seu HD.

O principal é protegê-lo de choques mecânicos. Com os choques, as cabeças de leitura e gravação podem arranhar a superfície magnética do disco, soltando pequenos pedaços. Esses podem provocar arranhões e danificar o disco de forma irreversível, ensina Laércio. "Imagine que se trata de um artefato de vidro", diz.

Outro cuidado básico é desligar o computador corretamente. "Nunca use o método preguiçoso de desligar o equipamento diretamente no filtro de linha ou no estabilizador", alerta. No caso de portáteis, é seguro usar o botão On/Off. O estabilizador de voltagem é importante, principalmente se a rede elétrica sofrer muitas flutuações, os chamados picos de tensão. "Esses picos podem causar travamento e perda de dados, assim como danificar magneticamente setores do disco rígido", explica Laércio.

Evite deixar o HD abafado. O calor gerado principalmente pela rotação dos motores precisa ter espaço livre para ser dissipado.

Outras dicas

Desfragmentador: as informações não são gravadas no HD de maneira linear. Um arquivo pode estar dividido em várias partes do disco, o que torna necessário agrupar essas informações para que o computador possa acessá-las mais rapidamente. Para isso é preciso necessário desfragmentar o HD, arrumar os dados usando um programa do Windows ou de terceiros.

Scandisk: também é aconselhável verificar se não há nenhum problema na superfície onde são gravados os dados. Então, recorremos ao Scandisk, que faz uma leitura de todos os setores. Essa verificação deve ser periódica e deve sempre acontecer no caso de você começar a ouvir barulhos estranhos, receber mensagens de erros ou perceber travamentos na sua maquina.

 

 

 

Se você deseja desabilitar aqueles "balões de aviso" que aparecem sempre que o Windows executa alguma função específica, faça o seguinte: vá em Iniciar / Executar, digite regedit e vá na chave HKEY_CURRENT_USER / Software / Microsoft / Windows / CurrentVersion / Explorer / Advanced. Clique no menu Editar, vá em Novo / Valor DWORD, digite EnableBalloonTips e pressione Enter em seu teclado. Se já houver essa variável ali, altere o seu valor para 0 (zero). Reinicie o computador e os balões não serão mais exibidos pelo sistema.

 

 

Saiba como proceder quando não for possível lembrar a senha de logon do sistema operacional...

 Com a quantidade de serviços online a que todos temos acesso hoje em dia, fica cada vez mais difícil decorar todas as senhas que precisamos usar. Vez por outra a memória nos trai e acabamos esquecendo mesmo aquela password que usamos diariamente para acessar o PC.

Para quem é usuário do Windows XP, as coisas não são tão desesperadoras assim. A primeira coisa a fazer é reiniciar a máquina e pressione F8 antes que o Windows seja carregado

 No menu de Opções avançadas, escolha a primeira, Modo de segurança. O XP então será carregado e vai mostrar uma tela de logon com os ícones dos usuários já estabelecidos e um para a conta do Administrador.
 Entre como Administrador – sem senha, a não ser que você já tenha determinado uma anteriormente – e, nesse caso, você terá de lembrar-se dela.

De volta ao Windows, abra o Painel de controle e selecione Contas dos usuários. Dê um Reset nas senhas de todas as contas (ou pelo menos daquela que você não se lembra mais).

Se é possível que você consiga acessar o PC mesmo sem saber a senha dos usuários, imagine, então uma pessoa mal intencionada. Demorou, mas a Microsoft percebeu que tal fato representava uma brecha tamanha de segurança.

Tanto que no Vista tratou de esconder e desativar a conta do Administrador. Assim você não pode usá-la para driblar o login do sistema operacional.

Caso você tenha dificuldades em lidar com um número grande de senhas, que tal usar um programa para ajudar a tomar conta delas? O Password Safe é um utilitário gratuito que faz todo o gerenciamento para você. Além da senha do Windows (que esperamos você não esqueça mais), você só terá de decorar mais uma: a que dá acesso ao programa. Todas as demais

 

 

 serão controladas pelo software.